Este livro aborda as expectativas em relação à escola e à família na educação de crianças e jovens. Em um contexto marcado por uma crise de identidade tanto nas instituições escolares quanto nas estruturas familiares, surge uma importante reflexão sobre a responsabilidade na formação de valores. A obra destaca as queixas recorrentes sobre quem deve assumir essa responsabilidade: a escola, a família ou uma colaboração entre ambas.
Com o avanço da sociedade contemporânea, as funções tradicionais da escola e da família têm se transformado, gerando incertezas sobre seus papéis na formação integral dos jovens. Enquanto a escola é frequentemente vista como responsável pela educação formal e pela transmissão de conhecimentos, a família é percebida como o núcleo que deve inculcar valores éticos e morais. No entanto, essa divisão de responsabilidades não é tão clara, e a obra provoca um debate sobre a necessidade de uma parceria efetiva entre escola e família.
A autora explora diferentes perspectivas e propõe que a educação em valores não deve ser uma responsabilidade isolada, mas sim uma tarefa conjunta. Através de exemplos práticos e reflexões teóricas, o livro sugere caminhos para que ambas as instituições trabalhem em sinergia, promovendo uma educação mais completa e significativa para as novas gerações. Assim, a obra se torna um convite à reflexão sobre o papel de cada um na formação do ser humano, em tempos de mudanças rápidas e complexas.
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